BLOG DO VIAJANTE

Viagem
publicado em:  14 Mai 2017

A Descida da Ribeira de Paúl a partir da Cova é um itinerário obrigatório para amantes da caminhada, que visitam Santo Antão

Autor(es): Décio Barros. 

O trilho serpenteia em centenas de curvas


Autor(es): Décio Barros


Santo Antão é ilha de caminhos vicinais. É mais apreciável explorar a beleza da ilha através de jornadas pedestre pelos vales, ribeiras e pelo impressionante ravinas no litoral.



Fui a Santo Antão integrado numa caravana de mais de 30 pessoas que deslocaram da Cidade da Praia, conhecidos por "Caminheiros Sem Fronteira". Instalamos no Espaço Divin´Art, em Ribeira Grande.

Na jornada de hoje fazemos o percurso Ribeira Grande a Cova de carro, onde é possível apreciar incríveis paisagens da ilha mais montanhosa do país. Passamos pelas zonas de Delgadinho (uma estrada estreita no alto de uma montanha que separa duas grandes ribeiras), Corda e Espongeiro, antes de chegar a Cova.

Cova é o nome da região com enorme cratera (diz-se que é uma cratera de vulcão extinto) no alto de uma cadeia montanhosa, com quase dois mil metros de altura. Onde pratica-se a agricultura durante o ano todo. É na Cova que iniciamos a Caminhada rumo a Vale do Paúl.

O Vale do Paúl e a Cratera Vulcânica de Cova estão incluídas nas 5 Maravilhas Naturais do concelho do Paúl.

Do alto da Cova a vista para o verdejante Vale do Paúl é linda. É a minha primeira vez que vejo o Vale do Paúl do alto. Logo a minha memória recuou para a minha infância, devido a um texto de um livro do ensino primário, que descrevia o verdejante Vale do Paúl.

As centenas de curvas dos caminhos vicinais dá outro encanto a paisagem. Dá vontade de percorrer as curvas, enquanto se aprecia o Vale do Paúl em diversas perspectivas. O caminho parece seguro. A descida é longa e íngreme, que inicia com curvas vertiginosas, mas vale a pena o esforço.

Ao longo do percurso, é possível constar a grande ligação as gentes de Santo Antão tem com a terra. E a simplicidade e simpatia das pessoas nas suas lides. Vale do Paúl é conhecido também pela produção do grogue, que aliás é possível sentir o cheiro no ar, em alguns pontos do caminho, onde havia trapiche instalado.

A descida demorou cerca de duas horas.
























Publicidade


Condomínio Ondas do Mar - Appartement T4 - vacances / holiday / ferias Publicidade

VIDEOS



Publicidade