Cultura

07 Fev 2021

Cidade da Praia ganha obra de arquitetura de Siza Vieira. Será inaugurada nesta quinta-feira

 
 
 


A nova sede do Banco de Cabo Verde, obra do arquitecto Siza Vieira, será inaugurada nesta quinta-feira, 11 de fevereiro. O edifício sito no bairro de Achada Santo António, ao lado da Assembleia Nacional, feito à base de betão branco, um sistema que dispensa o uso exterior de pintura ou revestimento.

Projetado em 1999 pelo conceituado arquiteto português Siza Vieira, Prémio Pritzker em 1992, um dos maiores prémios internacionais de arquitetura. Em 2000 foi colocada simbolicamente a primeira pedra, pelo então Presidente da República António Mascarenhas Monteiro.

A primeira pedra "esperou" pelo arranque das obras até agosto de 2017. Orçamentada em mil e oitocentos milhões de escudos. Possui além da Cave e do Rés do Chão, mais 6 pisos e um terraço, igualando, em altura do edifício da Assembleia Nacional. Área total são 10.782 m2, sendo área construída de cerca de 40%. No exterior, destaca-se um vasto espaço destinado a áreas verdes, com uma pedonal pública que liga a rua da Assembleia à rua do Pão Quente e com dois jardins e estacionamentos. Segundo comunicado do Banco de Cabo Verde.

Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade