Cultura

28 Jul 2020

Salinas de Pedra Lume é Patrimonio Nacional e uma das 7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde

 


Salinas de Pedra Lume é um pontos das mais visitadas pelos turistas na ilha,. Situado na costa leste da ilha do Sal, à 6 Kms da cidade de Espargos.

Salinas de Pedra de Lume está localizada numa cratera de um antigo vulcão, 39 metros acima do nível do mar e a 1100 metros de distancia do mar. Ocupa uma área de 40 hectares.

A exploração do minério de sal, iniciou nos finais do seculo XVIII, com povoamento efectivo da ilha e com a nomeação Manuel António Martins como Administrador da ilha. Em 1804 é construído o túnel que facilita o acesso às salinas e um ano depois é construído o porto de Pedra de Lume. O sal era exportado especialmente para o Brasil e América do Norte. E também era muito procurado por navios, para conserva de alimentos, nas viagens nas rotas para América do Sul e costa de África.

Nos finas do século XIX, o comércio do sal entrou em declínio, devido às medidas restritivas impostas pelo Brasil, principal importador desta matéria prima. Em 1920, marca a reativação do comércio do sal, com a instalação da Sociedade Salins du Cap Vert. A construção do teleférico de 1.100 metros de comprimento, transportando 25 toneladas de sal por hora desde as salinas até ao cais de embarque. O teleférico marcou a paisagem física do complexo industrial de Perda de Lume. Iniciou, então, uma intensiva exploração do sal, destinado, sobretudo, à exportação para as colónias francesas e belgas da África. A independência da República Democrática do Congo em 1963 e a mudança da politica comercial deste país, um dos principais mercado, comprometeu a industria do sal na ilha do Sal. Com o passar dos anos, já havia muito sal espalhado pelo mundo, o declínio da exploração económica para exportação foi inevitável.

Com a ilha do Sal a transformar em destino turístico, a partir dos nos 90, as Salinas da Pedra de Lume, é reabilitado e transformado em produto turístico, visitado por centenas de turistas diariamente. Atualmente, a entrada é gratuita para nacionais e 5€ para estrangeiros. A entrada para cratera é feita através do túnel construído desde 1804. Além da beleza natural e única da sua estrutura, as Salinas de Pedra de Lume é procurada também pelo seu valor terapêutico, isto é, o lugar é um Spa terapêutico natural. A água salgada 27 vezes superior a água do mar é relaxante e diz-se também que a lama da salina é recomendado para a pele.

A TripAdvisor, uma das plataforma de turismo com milhões de utilizadores atribui o local "Certificado de Excelência" pelas avaliações dos visitantes.

As Salinas de Pedra de Lume classificado como Património Natural, Histórico e Cultural Nacional através da resolução nº 21/2012, de 24 de abril. Em dezembro de 2013, Salinas de Pedra de Lume é considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde na categoria baías, enseadas, angras e zonas húmidas.

Salinas de Pedra de Lume está em todos os pacotes turísticos para a ilha do Sal. É um sitio a visitar.













Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade