Viagem

30 Jul 2020

PopCorn Tours, o grupo de aventureiros, com privilégio de contar com um dos melhores fotógrafos de Cabo Verde

 
Chã das Caldeiras - ilha do Fogo
 
Cristiano Barbosa
 
Baía do Inferno - ilha de Santiago


Cristiano Barbosa, fotógrafo profissional, é a alma dos tours do grupo "PopCorn Tours" composto por jovens residentes na cidade da Praia, que partilham em comum a vontade de conhecer lugares em Cabo Verde, aproveitar a natureza e desligar de tudo. E Cabo Verde está cheio de recantos incríveis e surpreendentes.

Em 2017, quando desfrutava o fim de semana na praia de Tarrafal de Santiago, Cristiano Barbosa e alguns amigos, resolveram, sem informações do local, fazer uma caminhada pelas trilhas do Monte Graciosa até ao farol de Ponta Preta, a entrada da Baía do Tarrafal, um percurso de 2 horas. O objectivo era "explorar" e encontrar algo interessante para fotografar. Ali encontraram uma piscina natural. Pensaram "valeu a pena" o esforço.

Desta experiência, surgiu a ideia de criar um grupo organizado para tours à volta de Cabo Verde. Assim surgiu o PopCorn Tours, com "sede na rede social Facebook", um sub grupo dentro do PopCorn que reúne jovens universitários e recém-formados a volta do universo dos filmes e series, daí o nome do grupo.

Os tours são imortalizados em fotografias de Cristiano Barbosa na conta PopCornTours no Instragam . As fotos são incríveis, inspiradores e criativos. Grande promoção para Cabo Verde. Alguém do grupo comentou nas redes sociais "os tours são fantásticos, mas sem as fotografias de Cristiano Barbosa, não seria a mesma coisa!". Depois de cada tours, rever as fotografias de Cristiano Barbosa, os lugares e os convívios ficam ainda mais bonitos.

O primeiro tour aconteceu em Agosto de 2017, na localidade de Gouveia, no concelho de Ribeira Grande de Santiago. A experiência de sair do centro urbano, divertir num local espectacular, foi fantástico. A partilha de fotos de Cristiano Barbosa nas redes sociais atraiu mais pessoas para o grupo no Facebook, que hoje conta com 443 membros.

O PopCorn Tours é composto por jovens, residentes na cidade da Praia, oriundos de quase todas as ilhas e de diferentes áreas de formação e profissional.

A escolha dos destinos é discutida e vai à votação entre os membros, na rede social Facebook, levando em conta lugares "tranquilos" para convívios e natureza generosa. Com o destino definido, segue as operações de logísticas e são distribuídos as tarefas.

A mais-valia do grupo é a convivência. O tour não é apenas, caminhada, conhecer , fotografar e voltar para casa. A essência é sentir a natureza, criar ambiente alegre para diversão com muita música pelo meio. A preservação do ambiente e da natureza é também preocupação do grupo, que organiza campanha de limpeza, caso necessário, nos locais onde acampam. E nunca deixar, para trás, o lixo produzido pelo grupo.

O grupo preferencialmente faz acampamentos. Aos sábados pela manhãzinha até final da tarde de domingo. Depois do primeiro tour na localidade de Gouveia. Seguiu: Ribeira de Águas Belas (concelho de Santa Catarina), Serra da Malagueta & Tarrafal, Porto de Rincon (concelho de Santa Catarina), Achada Ponta (concelho de Santa Cruz), praia de Angra e Tras dos Montes (concelho de Tarrafal), Enseada de Porto Fundo (concelho de Santa Cruz), Ribeira da Barca (concelho de Santa Catarina), Baía do Inferno (concelho de Ribeira Grande de Santiago), Rui Vaz, Móia Móia (concelho de São Domingos), Baía dos Medronhos (concelho de Tarrafal), Achada Leite (concelho de Santa Catarina).

O grupo também já viajou para fora de Santiago. Foram para as ilhas próximas, Maio e Fogo, de barco. A viagem para ilha do Fogo ocorreu por ocasião das Festas do Município São Filipe 2019, na última semana de abril. Na ilha do Fogo, o desafio foi escalar, o único vulcão activo de Cabo Verde, o ponto mais alto do país com 2 829 metros.

A última aventura, "o Tour XX" aconteceu em dezembro de 2019, na localidade de Achada Leite. A pandemia suspendeu as actividades. O grupo está "desejoso" de partir para mais aventuras..."depois da quarentena" como cantou Nelson Freitas.









Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade