Lifestyle

03 Ago 2020

Associação Ambiental Caretta Caretta regista recorde de ninhos de tartarugas na praia de Areia Grande

 
 
 


O primeiro ninho foi registado nos finais do mês de Abril, mais cedo do habitual. Até agora, inicio de Agosto já estão registados mais de 400 ninhos, cada ninho, em média, com 80 ovos. Um recorde, desde da existência da Associação Ambiental Caretta Caretta fundada em 2012.

A praia de Areia Grande, de areia negra, com cerca de 1400 metros, está dividida em partes. Na zona norte é a zona balnear e a zona sul da praia, é onde Associação Ambiental Caretta Caretta tem a sua base de apoio montada, tem cerca de 500 metros. É ali, junto a localidade de Achada Igreja, que é a mais procurada pelas tartarugas para desova. Pela dimensão da praia, 400 ninhos já é número excelente.

O processo de vigia da praia para proteger as tartarugas dos caçadores furtivos em sido satisfatório. Entre 2014 a 2019, a associação não registou "perda" na praia, de tartarugas fêmeas no processo de desova. Segundo um dos membros da associação, os caçadores voltaram em força este ano, e já detetaram seis caças e conseguiram recuperam duas tartarugas.

As tartarugas vermelhas ou Caretta caretta, é a espécie mais frequente nas águas e nas praias de Cabo Verde. Desovam entre o pôr do sol e o amanhecer e também os filhotes nascem neste período. O processo da desova demora entre 25 a 40 minutos. As tartarugas utilizam as patas traseiras para fazer a cova para deposito dos ovos e para os enterrar. E utilizam as patas dianteiras para lançar areia com objectivo de "disfarçar" o local de desova. O espectáculo de desova é uma experiência fantástica. O período de incubação dos ovos demora no mínimo 45 dias.

Estes animais aquáticos vivem até 100 anos, atingem a maturidade sexual entre 15 a 30 anos. As fêmeas procuram a mesma área da praia em que um dia nasceram para a desova. Cabo Verde é a terceira maior reserva do mundo por número de tartarugas desta espécie caretta caretta, a seguir a Omã e a Florida (Estados Unidos da América).

A Associação Ambiental Caretta Caretta, não-governamental, foi fundado em 2012, na Achada Igreja, Santa Cruz por um grupo de jovens locais, que fazem um importante trabalho de voluntariado, na proteção ambiental no concelho de Santa Cruz.

Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade