Cultura

15 Ago 2020

Enigma com performance Estátuas Vivas na Rua Pedonal do Plateau

 
 
 


Desde do inicio de junho, às segundas, quartas e sextas-feiras, que a companhia circense Enigma leva Arte à Rua Pedonal do Plateau, a mais movimentada do Centro Histórico da Praia.

A cada contribuição das pessoas, as Estátuas Vivas fazem um gesto "mecanizado" de agradecimento. Performace que tem agradado as pessoas que passam pela Rua Pedonal.

O corte do financiamento aos projectos selecionados para Edital de Financiamento aos projetos culturais 2020 do Ministério da Cultura e das Industrias Criativas, levou a associação Enigma o cancelamento do "Planeta Enigma - Espetáculo de Circo" e repensar a forma de conseguir rendimentos para alguns dos seus membros em tempos de pandemia. Para já, surgiu a ideia de apresenta a performance Estátuas Vivas na Rua Pedonal do Plateau.

O "Planeta Enigma - Espetáculo de Circo" foi um dos 43 projetos selecionados pelo Edital do Ministério da Cultura, que anualmente financia projetos culturais. Com pandemia de Covid-19, o ministério decide cancelar o financiamento no segunda semana de julho, mais de cinco meses depois da divulgação dos resultados.

A companhia circense Enigma foi fundado há 9 anos, na cidade da Praia, é uma associação sem fins lucrativos, formados por jovens,com vários shows de qualidade reconhecida, na abertura dos grandes eventos na cidade da Praia. A Enigma já pensa em mudar o estatuto de "sem" para "com" fins lucrativos, no pós-covid, para minimizar a dependência dos financiamentos do Estado. Para um futuro breve já pensam em criar escolas de artes circenses, para auto emprego dos seus membros.

Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade