Cultura

22 Ago 2020

Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Alcatraz, já é Património Nacional

 
Igreja da Nossa Senhora da Luz, em Alcatraz [foto: Décio Barros]


A Igreja da Nossa Senhora da Luz, na localidade de Alcatraz, no concelho de São Domingos, construída por volta de 1480, no século XV. É uma das primeiras igrejas edificadas em Cabo Verde.

O edifício ainda conserva os traços góticos na sua arquitetura, e nas paredes laterais observa-se um escudo de armas atribuída a D. João III. Nos anos 80 do século passado, o edifício, já em ruínas, sofreu alguma descaraterização com a criação de anexos e outros espaços adjacentes.

A igreja foi reabilita no quadro do Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural (IPC). Com objectivo de potenciar o turismo religioso e cultural na região. E as chaves foram entregues hoje pelo Governo à Igreja Católica.

Hoje durante às cerimónias de entrega das chaves pelo Governo à Igreja Católica, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que considerou um "dia histórico porque já está assinado o despacho que eleva Alcatraz e a igreja a património nacional".

8 de setembro é o Dia Nossa Senhora da Luz, que leva, anualmente, milhares de devotos para missa, na igreja de Alcatraz. Com a reabilitação da igreja e sua elevação à património nacional, a Igreja Católica quer edificar um Santuário de Nossa Senhora da Luz em Alcatraz.

As obras de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Luz iniciaram em setembro de 2019, financiada pelo Governo em 18 mil contos.

Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade