Viagem

05 Set 2020

"Praia dos Amores", uma piscina natural na maré baixa

 
 


A "Praia do Amores" é uma das poucas praias de areia branca na costa Este da ilha de Santiago. A sua configuração em semi-círculo e disposição das pedras dá-lhe uma proteção natural. A água é límpida e quase parada durante a maré baixa - uma autentica piscina natural.

A "Praia dos Amores" tem cerca de 50 metros de extensão, fica a menos de um quilómetro da cidade de Calheta. E a mesma distância de Ponta Saltos, a última localidade do concelho de Santa Cruz (se tomarmos como referência quem se desloca da cidade da Praia para norte da ilha). No limite dos concelhos de São Miguel e Santa Cruz. Aliás, os dois municípios "morrem de amores" pela dita praia. Administrativamente, pertence ao município de Santa Cruz, mas são os habitantes de São Miguel que mais usufruem da praia.

Os micaelenses dizem que a praia já pertenceu ao seu concelho e, futuramente, pretendem reivindicar a posse administrativa, "para que a câmara municipal crie alguns equipamentos de apoio e para limpeza regular da praia".

Mas porque o nome "Praia dos Amores"? Segundo os residentes de São Miguel, havia uma praia maior que a "Praia dos Amores", ao lado - a praia de "Areia Branca", com muita areia e até com dunas, frequentada por muita gente. E para fugir aos olhares dos populares, os casais e os enamorados iam para a prainha ao lado fazer "atrevimento". E também, ao final da tarde, os emigrantes em férias frequentavam o local para escapadinhas românticas. Daí o nome "Praia dos Amores". A praia de "Areia Branca" com o passar do tempo, passou a ser menos frequentada, sofreu transformação com apanha desenfreada de areia para a construção civil. Mas, também, porque houve registo de afogamentos devido a correnteza.

Há uns anos, até havia uma placa de identificação na estrada a referenciar o local como "Praia dos Amores".

A 30 metros, paralelo à praia, atravessa uma Estrada Nacional asfaltada, que liga cidade da Praia ao Tarrafal. Portanto, spot para adicionar no roteiro de road trip (viagem por estrada) pela ilha de Santiago.

Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade