Lifestyle

11 Set 2020

Bardolega salta mar, maleta na mão e esperança na coração

 


"Bardolega salta mar, maleta na mão, esperança na coração. Bardolega saí bai pa estrangeiro cumpre sé sina", excerto da música de autoria de Pedro Rodrigues, que Os Tubarões, de Ildo Lobo, popularizou no álbum "Tema Para Dois" de 1983, em formato vinyl.

Motivo para trazer a história do Zé. Nos anos 80 e inicio dos anos 90, por todo Cabo Verde havia regularmente o concurso musical "Todo Mundo Canta" que revelou muitos talentos e muitas historias.

Conta-se que num dos concursos "Todo Mundo Canta", no mítico Parque 5 de Julho, Zé cantou a música "Bardolega", algo não correu bem. E o Zé passou a ser conhecido por "Zé Bardolega". O nome sofreu "mutação", típico dos caboverdianos, e passou para "Zé Bardot".

"Zé Bardot" tal como a personagem "Bardolega" da música dos Tubarões, saltou mar e foi para estrangeiro cumprir a sina do crioulo. Emigrou nos Estados Unidos de América na segunda metade dos anos 80. Por lá, continou na música, gravou três álbuns (" Paranóia", "Rabentola" e "Nos é Campion") com grupo "Uprising". O grupo teve vários shows nos EUA e Cabo Verde, inclusive o regresso do Zé ao Parque 5 de Julho.

"Bardolega" - Os Tubarões

Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade