Lifestyle

01 Out 2020

Hoje temos Lua Cheia. A próxima será «Lua Azul» e acontece na Noite das Bruxas

 
Lua Cheia, 12 Novembro 2019 [foto: David Gomes]


Na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro comemora-se um pouco por todo Mundo, o Halloween, o Dia das Bruxas. Neste ano marcado pela "Lua Azul".

A lua não estará, literalmente, azul. É a "Lua Azul" porque assim é denominada a segunda lua cheia no mesmo mês. Uma situação que ocorre em intervalos de dois anos e meio.

Em 2020, a "Lua Azul" é registado neste mês de Outubro, no dia 1 e no dia 31. E a próxima acontece no dia 1 e 31 de Agosto de 2023. Em Cabo Verde, o Festival de Música de Baía das Gatas, a mais antiga do país, é marcada para acontecer no fim de semana mais próxima da lua cheia de Agosto. Os organizadores do festival vão ter um dilema em 2023.

A matemática é simples, lua tem um ciclo de 29,5 dias (se tomarmos como referência o tempo entre dois luas cheias) e os meses do ano tem a duração de 28 a 31 dias. A duração dos meses do ano (excepto o fevereiro) são maiores da duração do ciclo lunar. Assim, o acumular dos restos entre a duração do mês e do ciclo lunar, leva a ocorrência de um ciclo lunar extra, em cada dois anos e meio (em média).

O mês de Fevereiro, mesmo nos anos bissextos, a "Lua Azul" nunca ocorre, porque a sua duração é inferior ao ciclo lunar. Podendo mesmo acontecer anos em que o Fevereiro não ocorra nenhuma lua cheia. Acontece raramente. O que leva a ocorrência de duas "Luas Azuis" no mesmo ano, normalmente, em Janeiro e Março. O último aconteceu em 2018, nos dias 2 e 31 de Janeiro e também nos dias 2 e 31 de Março.

Mas porque a denominação "Lua Azul"? Na cultura ocidental, sobretudo nos EUA, no Canada e na Europa, cada lua cheia, de cada mês, recebe um nome próprio. E para designar a segunda lua cheia do mesmo mês, convencionou-se o nome de "Lua Azul".

Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade