Cultura

05 Out 2020

Museu da cidade do Mindelo irá nascer na replica da Torre de Belém

 
replica de Torre de Belém, cidade do Mindelo


O Ministério da Cultura e das Industrias Criativas está a planear em criar o Museu da Cidade do Mindelo na replica da Torre de Belém, na Avenida Marginal do Mindelo.

O Museu do Mar vai deixar de existir e todo os seu espólio irá ser incorporado no novo museu, que terá o núcleo do mar. O Museu da Cidade do Mindelo irá contar a história do Mindelo, a sua fundação, figuras, artes plásticas, carnaval, do desenvolvimento e crescimento.

O novo museu ainda não tem data para abertura, mas o ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente, em entrevista à TCV, garante o seu ministério já está a trabalhar nos conteúdos.

O anuncio do novo museu surge na altura em o Instituto do Património Cultural (IPC) realizou um novo estudo sobre o perfil dos museus, a qualidade dos conteúdos museológicos e museográficos disponibilizados. Com os números do estudo evidencia que 68% dos 30 mil visitantes dos museus em Cabo Verde, em 2019, são turistas e apenas 13% são nacionais. O Ministério da Cultura e das Industrias Criativas quer executar novos projetos museológicos para atrair mais pessoas aos museus, não só turistas, mas também nacionais, sobretudo estudantes.

O Ministério da Cultura e das Industrias Criativas tem sob a sua tutela 8 museus: Museu Etnográfico, Museu de Arqueologia, Museu da Resistência, Museu da Tabanca, Museu Norberto Tavares, Núcleo Museológico Cesária Évora, Museu do Mar e o Museu do Sal.

Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade