Viagem

01 Nov 2020

[com VÍDEO] As trilhas para caminhada na Ribeira de Gongon são das mais lindas da ilha de Santiago

 


As trilhas para caminhada na Ribeira de Gongon são das mais lindas da ilha de Santiago e vale a pena experienciar, sobretudo, agora na época das chuvas. A ribeira situa no concelho de São Miguel no nordeste da ilha.

A ribeira de Gongon na extensão da Serra da Malagueta, apresentam- se, praticamente, de verde o ano todo, e a água brota da rocha naturalmente correndo pelo vale em direção á Ribeira Principal. E na época das chuvas, o verde é mais intenso e os cursos de água formam várias cachoeiras para descobrir ao longo das várias trilhas.

As trilhas podem ser feitas a partir do alto da Serra da Malagueta em direção à localidade de Hortelão, na Ribeira Principal, ou vice-versa. Durante o percurso, de nível moderado, é possível encontrar com alguns residentes locais nas suas lidas. Xaxa e Gongon são duas comunidades situadas nas encostas da ribeira, com casas de tipologia tradicional cobertas de palha e de telha.

Na nossa aventura, decidimos iniciar a partir de Hortelão. A medida que se percorre a ribeira, a vegetação torna mais intensa e a água a correr com mais abundância. O percurso faz-se por entre coqueiros, bananeiras , cana-de-açúcar, plantações de mandiocas e inhame (conhecido na ilha de Santiago por "malanca"). As trilhas ainda não estão sinalizadas, e aconselha-se o recurso de guias locais. Uma Aventura apaixonante.

Publicidade


Siga-nos no Instagram em @cvcultural


Publicidade




Publicidade