O "Festival 1 Concelho 3 Ritmos" teve um início nesta sexta-feira (28) na cidade de Pedra Badejo, no concelho de Santa Cruz, ilha de Santiago, com a participação de 14 grupos de batuku.
A grande atração da noite foi Ana Mileida, do grupo Freirianas Guerreiras, natural dos Picos, em São Salvador do Mundo, e atualmente residente em Portugal. Com milhões de visualizações no YouTube, a artista é uma das grandes sensações do batuku e emocionou o público com a sua atuação que não resistiram em captar o momento com seus telemóveis. Na recta final da sua atuação, não escondeu a emoção: "Este é o maior evento de batuku que já assisti", afirmou. A sua atuação foi antecedido com fogos de artificio durante largos minutos, que a organização brindou o público presente.
Outro destaque da noite foi o grupo "Mosinhus d’Interior", que reúne batucadeiras das comunidades de Matinho, Robelu e Serelho, na Ribeira dos Picos, concelho de Santa Cruz. "Mosinhus d’Interior" entram no palco com uma energia contagiante no palco e fizeram uma viagem etnográfico ao longo das suas atuações, quer nas suas letras, no vestuário e na gastronomia.
Além de Ana Mileida e dos Mosinhus d’Interior, subiram ao palco os grupos Fidjus de Simentera, Novas Flores, Amoransa, Ben Pa Fika, Raiz di Funaná, Batukinha, Nova Chama, Raiz di Tambarina, Batucadeiras de Porto Madeira, 16 Estrelas, Família 3 Ritmos e Dáda di Bia.
Para hoje, dia 29 de março, segue a programação dedicado ao funaná e amanhã, encerra com tabanka.
Clique aqui para ver programação para hoje recheada de nomes sonantes do funaná, com destaque para Mário Lucio Sousa, Benvas d´Strong, Titio de Belo, Xibiote e Tony Tosh (vocalista do histórico grupo Tulipa Negra).
Décio Barros