Aconteceu

publicado em:  09 Set 2015
Apresentação pública do livro «Cerâmicas de Cabo Verde» de João Lopes Filho, no Centro Cultural de Cabo Verde


Sinopse da obra
"Nesta obra o autor analisa as técnicas de fabrico utilizadas nos diferentes centros oláricos, procurando distinguir as técnicas herdadas de séculos atrás, das inovações introduzidas no séc. XX na produção cerâmica em Cabo Verde.

Ao descrever pormenorizadamente os sistemas de produção nesse arquipélago cria quatro subcapítulos:
O primeiro é dedicado à "Produção Artesanal", incluindo aí os centro oleiros de Fonte Lima, na Ilha de Santiago (que é apresentado como exemplo do fabrico em Trás-do-Monte, Ribeirão Carriço e Laranjinha dos Engenhos, entre outros) e o do Rabil, na Ilha da Boa Vista.

No segundo subcapítulo analisa o que denomina "Fase de Transição", referindo-se aos centros localizados em S. Domingos, na Ilha de Santiago, e no Morro, na Ilha do Maio.

O terceiro subcapítulo, intitulado "Cerâmica de Estúdio", dá a conhecer um projeto inovador, iniciado em 1979, por Leão Lopes da Cooperativa "Atelier-Mar", na ilha de São Vicente.

No quarto subcapítulo dedica-se ao sistema que denomina "Produção Industrial" na Ilha de Boa Vista, quer na Praia de Chaves, quer na Oficina-Escola de Rabil.

Complementarmente, debruça-se sobre aspetos relacionados com a decoração das peças, formas e funções das mesmas e a comercialização do produto final."



Local:  Rua de São Bento, nº 640, 1250-222 Lisboa - Portugal


Horário
Data do Evento:  01 Out 2021

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
18h00







TAMBM PODE TE INTERESSAR


Publicidade








Publicidade