Aconteceu

publicado em:  09 Set 2015
Apresentação do livro «Melanina Quântica» de F.Valve, no Centro Cultural de Cabo Verde


“Melanina Quântica” é uma obra poética da autoria de F. Valve, pseudónimo da jovem escritora Vanilce Veiga. A obra retrata a resiliência do ser, com ênfase na vibração da energia quântica que flui de cada um de nós, a autora convida-nos a um gigantesco salto quântico em cada verso.

O ato de apresentação será realizado no próximo dia 6 de outubro (quarta-feira), no CCCV - Centro Cultural de Cabo Verde. O evento é aberto ao público (com respeito e aplicação das medidas de contingência devido a covid-19) e iniciará às 18 horas.

Vanilce Veiga é uma jovem maiense, diretora executiva da ONG Rainbow Generation, fundadora da marca social Wink Kriola, gestora de projetos, e atualmente está se aventurando pelo mundo do empreendedorismo com a empresa Kensho Boutique na produção de velas aromáticas e incensos.

Sobre o livro
Este livro, encela um processo de reflexão sobre o que nos caracteriza enquanto seres humanos: o elementar, a conexão, o caos e o espaço da coexistência com tudo aquilo que desconhecemos. Representando a simbiose entre o ser e a natureza, o objetivo é destacar o elemento de energia comum a todos – a melanina.

Com a função de pigmentar e proteger, a melanina fala a linguagem dos seres simples e complexos, pelo que a escolha das temáticas se norteou por três constatações: 1) a identidade começa pela nossa designação nominal; 2) expande-se com os nossos traços e 3) prospera com a nossa interação com outro e com o mundo.

Na estruturação das temáticas, influenciaram ainda duas demandas urgentes do debate contemporâneo: a necessidade de trabalharmos a identidade negra e a forma como a nossa apropriação cultural pode mudar a nossa história, enquanto seres de infinitas possibilidades.

Na temática 1, intitulado “Chama-me pelo meu nome elementar” a autora procura refletir sobre o facto de que não existe nada mais próprio e pessoal que o nosso nome, e o impacto que este pode ter na nossa vida e na dos outros, representando: a corporalização do nosso ser; os sonhos, as visões e a nossa história.

Na temática 2, designada “Melanina Quântica” a autora destaca a beleza da diferença, da aceitação, do caos, da inversão, e a importância da nossa apropriação, enquanto pessoas com edição exclusiva.

Na temática 3, intitulado “Vácuo Romântico”, autora reflete a conexão humana, a relação com e para o outro, levando-nos a refletir sobre o tipo de interação que queremos e como estes nos pode afetar.

Na temática 4, designada “Universo Paralelo”, a autora transporta-nos para uma dimensão de apreciação do que conhecemos, do que não conhecemos, da vida e do caos.

Em suma, de um modo ou de outro, a autora reconhece que a melhor pele é a que habitamos, e que a apreciação e a apropriação devem ser uma constante na nossa jornada finita. O livro retrata acima de tudo a força do amor, da resiliência, do universo e da conexão com o nosso ser.



Local:  Rua de São Bento, nº 640, 1250-222 Lisboa - Portugal


Horário
Data do Evento:  06 Out 2021

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
18h00







TAMBM PODE TE INTERESSAR


Publicidade








Publicidade