Lifestyle

31 Jan 2021

Porton di Nós Ilha, o lugar mágico para apreciar o pór-do-sol na ilha de Santiago

 


O pór-do-sol é tão básico, acontece todos os dias! Hum... não é bem assim, o pór-do-sol é muito mais do momento em que o sol desaparece no horizonte. A magia do momento, acontece quando conjuga com outros fatores: a luminosidade, a perspetiva, a cor do céu, a disposição das nuvens, os reflexos, as silhuetas, boas companhias, good vibes e outros.

Na ilha de Santiago, há um lugar mágico para apreciar o pór-do-sol - o Porton di Nós Ilha, no Forte Real São Filipe, na Cidade Velha.

Com vista sobre a cidade, o mar e o horizonte. A localização do Forte não foi por acaso. Foi construída, nos finais do século XVI, num ponto alto para proteger a cidade dos frequentes ataques dos corsórios, quer por mar, quer por terra.

O Porton di Nós Ilha . é um lugar "instagramáveis", rende sempre uma boa fotografia. Neste portão, ninguém fica indiferente a beleza cénica do local e ninguém com o telemóvel no bolso. Aqui não é só a perspectiva que é boa, é também a história que o lugar carrega. Afinal estamos num sítio, Património da Humanidade, com centenas de anos de história.

A partir do Porton di Nós Ilha é possível ver a silhueta da ilha do Fogo e seu imponente vulcão, o único ativo e o ponto mais alto do país. O ponto que o sol desaparece no horizonte varia ao longo do ano. À direita da ilha do Fogo, por vezes á esquerda, outras mesmo atrás do vulcão.

O "Porton di Nós Ilha" é também o nome da música, escrita pelo diplomata Renato Cardoso, que grupo musical "Os Tubarões" popularizou. Esta música é marcante e sentimental, e de certa forma, faz parte da própria identidade cultural cabo-verdiana. O simbolismo a volta do local é forte. "Porton di Nós Ilha" é nome do maior portal do Estado de Cabo Verde, onde concentra quase todos os serviços da governação electrónica.







DB

Publicidade




Publicidade




Publicidade