Cultura

31 Jan 2021

Óbitos 2020: Manu DiBango, Lucky Peterson e Tiloun estiveram no Kriol Jazz Festival

 
Lucky Peterson [foto: Décio Barros]
 
Tiloun [foto: Décio Barros]
 
Manu diBango [foto: Bebert Bruno/SIPA]


A última edição do Kriol Jazz Festival aconteceu em 2019, na cidade da Praia, a 11ª edição com cartaz de qualidade, como de sempre. Por entre dezenas de músicos presentes neste evento, estavam o Lucky Peterson (EUA) e o Tiloun (França, Reunião) que deliciaram o público com muita vibração.

Em 2020, a pandemia de Covid-19, literalmente, parou o mundo e os grandes eventos ligados a cultura foram cancelados e/ou adiados. O Kriol Jazz Festival que anualmente acontece em abril, também foi cancelado. O 2020 também foi marcado por mortes de artistas. E aqui, lembramos três nomes sonantes da música internacional que passaram pelo Kriol Jazz Festival: Lucky Peterson e Tiloun, em 2019, e Manú DiBango, em 2012.

O Manu DiBango (Camarões) morreu no dia 24 de março de 2020 aos 86 anos de idade, em França, vitima de Covid-19. Saxofonista multitalentoso, deixou o seu talento no palco do Kriol Jazz Festival em 2012.

Lucky Peterson faleceu em Dallas, EUA, no dia 17 de maio de 2020, aos 55 anos vitima de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Peterson, guitarista, organista e cantor, é umas grandes referencias do blues a nível internacional. A sua atuação no Kriol Jazz Festival, foi intenso e vibrante, com muita interação com público.

Tiloun faleceu em 5 de julho de 2020, vitima de um ataque cardíaco, aos 53 anos. Defensor da língua e identidade crioula, subiu ao palco do Kriol Jazz Festival, no projeto “Rogaiverde” com Elida Almeida, para celebrar o crioulo.







Publicidade




Publicidade




Publicidade