Cultura

05 Jan 2021

Retrospetiva 2020: o confinamento levou a Cultura para o Online - em Live!

 


A essência dos eventos culturais tal como a conhecemos antes de 2020 é contrária ao distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O Mundo parou. O impacto da pandemia atingiu à Cabo Verde em março. A primeira medida de contenção de propagação do vírus: os eventos culturais presenciais "Já Era!". De resto, foi um ano inesquecível...para esquecer.

2020, a cronologia de um ano anormal e também de um novo normal

Dia 11 e 12 janeiro - aconteceu Festival de Música de Nhu Santo Amaro, o primeiro grande festival de música do ano. Em 2020 foi o único grande festival de música, com presença de público.


20 fevereiro - morreu Jorge Neto, aos 54 anos. Mítico vocalista dos Livity.



26 Fevereiro - No maior Carnaval do país , o Monte Sossego foi Campeão do Carnaval em São Vicente. Monte Sossego arrecadou quase todos os prémios: Rei, Rainha, Porta Bandeira, Mestre Sala, Melhor Música, e Primeira e Segunda Damas.
Na Praia, Vindos d´Africa foi Campeão do Carnaval pela sexta vez consecutiva.


7 Março - Artista Kady participa na Final do Festival da Canção 2020 (Portugal) para escolher o representante de Portugal no concurso Eurovisão. Kady concorreu com música “Diz Só”, composição de Dino d’Santiago e letra de Kalaf Epalanga.



Março - Os primeiros eventos culturais a serem cancelados.


10 Março - Governo anuncia Plano Nacional de Contingência para a prevenção e controlo do Covid-19. E anunciou que "os eventos culturais de dimensão internacional vão ser cancelados em Cabo Verde até 30 Junho".


10 Março - AME, Kriol Jazz Festival (com Djavan como cabeça-cartaz), Grito Rock e Festival de Música da Gamboa foram adiados para data a definir. Mais tarde, as edições 2020 foram definitivamente cancelados.



12 Março - Festival de Música Praia Baixo, em São Domingos, marcado para 14 e 15 de Março, foi o primeiro grande evento cultural a ser cancelado. Os artistas com residência no estrangeiro já estavam em Cabo Verde a ensaiar para o evento, quando foi anunciado o cancelamento devido ao Plano de Contingência de Prevenção ao novo coronavírus.


16 Março - Covid-19: Governo encerra “de imediato” todos espaços culturais sob tutela do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. E o cancelamento de toda a programação cultural.


19 Março - Cabo Verde regista primeiro caso positivo do teste de Covid-19, que restringiu ainda mais as medidas para evitar a propagação do novo coronavírus.


27 Março - Vasco Martins apresentou o novo álbum “Mar”. Seis anos depois do álbum Twelve Moons.



27 Março - Loony Johnson dá pontapé de saída nos shows live nas redes sociais, durante a quarentena. E seguiu-se, dias depois vários grandes shows online a partir de casa de artistas com destaques para Mayra Andrade, Djodje, Élida Almeida, Éder Xavier, Dino d´Santiago, Azagua, Tutu Sousa.


29 Março - pela primeira vez Cabo Verde entra em Estado de Emergência.


4 Abril - IPC, Instituto do Património Cultural, apresenta plataforma virtual “Nós património 360” de visita aos museus. Iniciou com Museu do Sal e dois dias depois o Museu Etnográfico da Praia.


5 Abril - “Festival Na Sofá“ www.instagram.com/festivalnasofa De 5 a 11 de abril mais de 70 artistas cabo-verdianos de várias partes do mundo. Uma iniciativa de Darlene Barreto, filha de Orlando Pantera, com o objectivo de criar um movimento dos artistas cabo-verdianos espalhados pelo mundo para ajudar a superar este momento de crise que afetou grande parte de cabo-verdianos. E levar música à casa das pessoas, apresentando assim uma boa alternativa para fazer as pessoas ficarem em casa.

O projeto arrecadou €18.419 para de ajudar Ministério de Saúde e Segurança Social de Cabo Verde para que seja utilizado para a compra de equipamentos e materiais de proteção para os hospitais que estão na luta contra o Covid-19.

Artistas que participaram no evento: Adison, Alberto Koenig, Badoxa, Batchart, Big Z, Blacka, Bob Mascarenhas, Boddhi Satva, Boss AC, Calema, Ceuzany, Dandy Lisbon, Déu, Dieg, Dina Medina, Dino D’Santiago, Djodje, Dynamo, Eder Xavier, Élida Almeida, Elji Beatzkilla, Ellah Barbosa, Elly Paris, Enos David, Fattu Djakité, Ga dalomba, Gery Mendes, Gil Semedo, Hebraico, Hélio Batalha, Hilar, Jenifer Soledad, Jorge Almeida, Josimar Gonçalves, Josslyn Medina, Julinho KSD, Kady, Kaku Alves, Karlon Krioulo, Khyra Tavares, Kiddye Bonz, Laise Sanches, Lisa Lopes, Lisandro Cuxi, Loony Johnson, Loreta, Luís Firmino, Lura, Mário Lúcio, Mário Marta, Mayra Andrade, MC Ngunda, Melissa Fortes, Mika Mendes, Mirri Lobo, Myriian, Nancy Vieira, Nelly Cruz, Nelson Freitas, Nissah Barbosa, Nitry, Poliana Vieira, Prétu (Chullage), Rapaz100Juiz, Remna, Ricky Man, Ritxa Kursha, Sara Alhinho, Snake E, Sónia Andrade, Soraia Ramos, Tó Semedo, Vado MKA, Vando Pereira, William Araújo, Wilson Silva, Yasmine, Zubikilla Spencer.


1 Maio - Morreu Kaká Barbosa, músico, poeta, intérprete e compositor, aos 73 anos.



1ª quinzena de Maio - responsáveis de Câmaras Municipais, dos 22 concelhos de Cabo Verde, cancelam Festivais e Festas de Romarias.

17 Maio - Ministério da Cultura e Industrias Criativas lança Festival #EnPalcos100Artistas com actuações e performances, nas áreas artísticas como Artes Plásticas, Dança, Música, Teatro, Stand Up Comedy e Slam Poesia /Literatura. Com cachê de 10 e 15 mil escudos para ajudar a mitigar os efeitos económicos de pandemia de Covid-19 no setor da cultura.


9 Junho - lançado "Abrasu Muzikal" projeto de um grupo de músicos cabo-verdianos, com Zé Rui de Pina como "representante". O projeto visa arrecadar recursos para apoiar os artistas, residentes em Cabo Verde, e que passam por dificuldades. O projeto promoveu vários show online, o último de 2020, aconteceu no dia 27 de dezembro com Maria de Barros.


19 Junho - estreia do programa tv "Boka Boka" da produtora Prisma Vídeos. O programa de entretenimento com figuras públicas como protagonista, semanalmente, transmitido em live streaming nas redes sociais, conquistou muita audiência e muitos elogios sobre a qualidade de produção audiovisual. Teve Gala Final no dia 5 de dezembro, com grande produção no espaço Hangar 7, com presença de público e em live streaming nas redes sociais.



20 Junho - Estreia SKNTV Acoustic music, que quinzenalmente, apresentou show acústico Live com artistas revelações e de renomes. Terminou a primeira temporada no dia 31 Outubro, com Gala no Auditóio Nacional Jorge Barbosa, também com transmissão live nas redes sociais.


25 Junho - Jorge Octávio Soares Silva vence 3.ª edição do Prémio Literário Arnaldo França.



29 Junho - Arranque de ciclo de conferências Future Now para debater o sector da Cultura em Cabo Verde no contexto do Covid-19 e pós-pandemia. Foram 10 dias, 50 horas, 29 painéis e 126 oradores nacionais e internacionais.



5 Julho - Espectáculos na plataforma digital encerram comemorações do 45º aniversário da Independência Nacional. Os conjuntos musicais “Os Tubarões” e “Bulimundo” fecharam com chave de ouro o show.


14, 15 e 16 Agosto - Em São Vicente, o Festival Baía das Gatas 2020, inicialmente cancelada, aconteceu em formato online, com artistas residentes em São Vicente. O evento aconteceu no palco montado no Pont d´Água, na Baía do Mindelo. E transmitido em live streaming nas redes sociais.



24 AgostoEm tempos de confinamento, a Galeria Tutu Sousa inaugura exposição "a porta fechada" dos artistas Tutu Sousa e Kiki Lima.



6 Setembro - morreu Nhô Doi “figura marcante” do Carnaval cabo-verdiano.


9 a 12 Setembro - Aconteceu a 1ª edição do Somada Market Music, em formato online, tambem devido a pandemia.


19 Setembro - Sociedade Cabo-verdiana de Música. lança campanha de ‘crowdfunding’ para apoiar classe artística.


24 Setembro - o Governo classifica como Património Nacional o Conjunto Histórico e Arqueológico de Alcatrazes, em São Domingos, uma das primeiras povoações do arquipélago.



1 Outubro - Governo aprovou e clarificou a lei relacionada com as regras de desconfinamento do setor da cultura, estabelecendo que já a partir de 01 de Outubro, todos os eventos com uma lotação máxima de 100 pessoas carecem de autorização por parte da Direcção Nacional da Saúde (DNS).


1 Novembro - Cineasta Guenny Pires vence o prémio de Melhor Curta-metragem Narrativa na 22° edição do Festival Internacional de Cinema de Roxbury 2020, com o curta “The Volcano’s Last Wish“("O Último Desejo do Vulcão”).



7 Novembro - jovens cineastas Yury Ceuninck e Samira Vera Cruz vencem prémios no Ouaga Films Lab” realizado em Burkina Faso.


12 a 15 Novembro - aconteceu a 26ª edição do Festival de Teatro Mindelact, que os organizadores apelidaram este ano de "Festival Resistência", devido as dificuldades e impacto da pandemia de Covid-19.


15 Novembro - Soraia Ramos conquista prémio de “Melhor Artista da África Central” na AFRIMMA.


25 a 29 Novembro - URDI, Feira de Artesanato e Design, que normalmente acontece no Mindelo. Este ano devido a pandemia de Covid-19, aconteceu de forma descentralizada, com exposições em quase todos os municípios de Cabo Verde.


27 Novembro - Jorge Carlos Fonseca recebe Prémio Literário Guerra Junqueiro.



29 Novembro - Festival Cinema Plateau, o filme “Manuel d´Novas – Coração de poeta” de Neu Lopes, vence os prémios “Melhor longa documental” e “Prémio revelação nacional”.

01 a 9 de Dezembro - Acontece na Praia, 5ª edição do Festival TEARTI.


9 Dezembro - o actor cabo-verdiano Flávio Hamilton distinguido com o prémio de melhor actor pelo papel protagonizado como “André” no filme “Os dois irmãos”, no XIII Prémio Actores de Cinema da Fundação Gestão e Direitos do Artistas, em Portugal.


11 Dezembro - Assinalou-se 1 ano de classificação da Morna como Património Imaterial da Humanidade.


11 Dezembro - A obra cinematográfica “O Último Desejo do Vulcão”, de Guenny Pires, venceu o prémio de melhor narrativa ficção curta-metragem, no 19º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba 2020, no Brasil.


15 Dezembro - Kriola de Dino d´Santiago é Melhor Álbum de 2020 em Portugal, segundo BLITZ (Portugal), revista especializada em música e cultura urbana.


18 Dezembro - Morre Celina Pereira, grande figura da música e cultura caboverdiana. Celina Pereira nascida na ilha da Boa Vista, faleceu em Lisboa aos 80 anos de idade.



18 Dezembro - Boy Gé Mendes lança EP “Bate Tempu”, 21 anos depois do último disco.



21 Dezembro - Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) distribui direitos de autor pela primeira vez através do software Wipo Connect (World Intellectual Property Organization).


21 Dezembro - O filme “<strong> Vitalina Varela</strong>” é o novo candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional. Interpretada pela própria Vitalina Varela, cabo-verdiana de 54 anos.



23 Dezembro - Faleceu Moacyr Rodrigues, escritor e investigador cultural um dos grandes apoiantes da sua elevação a Património Cultural Imaterial da Humanidade.


31 Dezembro - Câmara Municipal de São Vicente oferece grande espectáculo musical "Fim d´One Na Kasa" de mais de 8 horas, com palco no Pont d´Água, na Baía do Mindelo, sem presença de público, com transmissão Live streaming no Facebook. Com músicos como Djodje, Élida Almeida, Ceuzany, Jennifer Solidade, Kiddye Bonz, Batchart, Cremilda Medina, Constantino Cardoso, Dudu Araújo, Jorge Sousa, Anisio, Edson Oliveira, etc.


Publicidade








Publicidade