Viagem

06 Jan 2021

Ponta do Sol, o mais acessível dos pontos extremos de Cabo Verde

 


O ponto extremo norte de Cabo Verde fica na cidade de Ponta do Sol, o mais acessível dos pontos extremos de Cabo Verde. Na ilha de Santo Antão estão dois dos pontos extremos de Cabo Verde. O ponto mais a norte e o ponto mais à oeste - Ponta Chão de Morgado. Que também é o ponto mais ocidental de África.

Ponta do Sol é a ultima cidade de África, por onde o sol passa. A cidade é a capital administrativa do concelho de Ribeira Grande. Ligada ao resto da ilha por uma estrada asfaltada ao longo da costa, entre a montanha e o mar. Também possuía a única aeródromo da ilha, desativada desde março de 2007. É muito procurada por turistas amantes de caminhadas. Onde destaca a trilha Ponta do Sol/Fontaínhas/Cruzinha.

A Ponta Chão de Morgado é quase inacessível por via terrestre. A localidade mais próxima é Monte Trigo, acessível apenas por caminhos pedestre e por via marítima.

O ponto mais à este do arquipélago de Cabo Verde fica na Boa Vista, a ilha mais próxima da África continental. Na zona conhecida por Ilhéu do Roque, à 10 quilómetros da povoação Fundo de Figueiras.

E o ponto mais a sul fica na ilha Brava, na Ponta Nhô Martinho, também numa zona não povoada. O Pico do Vulcão do Fogo é ponto mais alto com 2.829 m acima do nível do mar. A montanha é um vulcão ativo, em Chã das Caldeiras. É a partir desta aldeia que partem expedições para escalar o Vulcão do Fogo, um percurso de cerca de duas horas e meia a subir.

Publicidade




Publicidade




Publicidade