LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok

    Mundial histórico: Estádio Nacional, a fortaleza onde nenhum adversário marcou e só Angola pontuou

    22 de outubro de 2025

    Cabo Verde qualificou-se pela primeira vez para uma Copa do Mundo. A caminhada rumo a este feito histórico teve como uma das maiores proezas o facto de a Seleção Nacional não ter sofrido qualquer golo em casa, no Estádio Nacional, que muitos chamam de "Shark Arena". Foram cinco partidas, 450 minutos de baliza inviolável, fruto de uma linha defensiva sólida e bem organizada.



    Até ao último jogo, frente à Eswatini, os Tubarões Azuis tinham marcado apenas três golos em casa, mas cada um deles valeu três pontos. Três vitórias por 1-0, diante das Maurícias, da Líbia e dos Camarões.



    O guarda-redes Vozinha foi titular em todos os 10 jogos da fase de qualificação, somando 900 minutos disputados. Capitão em três ocasiões, substituiu Ryan Mendes, capitão principal, quando este começou no banco.



    A Angola foi o único adversário do grupo a pontuar no Estádio Nacional, na cidade da Praia, ao empatar a zero na jornada inaugural desta fase de grupos, a 16 de novembro de 2023.



    Na partida da consagração, a 13 de outubro de 2025, Cabo Verde confirmou a qualificação inédita e manteve intacta a sua baliza, em casa, vencendo a Eswatini por 3-0. Com esse resultado, os Tubarões Azuis terminaram a campanha em casa com 9 golos marcados e 0 sofridos, somando 4 vitórias, 1 empate e 13 pontos em 15 possíveis.



    Desempenho fora de casa
    Nos jogos fora, o percurso foi igualmente notável: 5 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com 9 golos marcados e 8 sofridos, metade deles na derrota por 4-1 frente aos Camarões, em Yaoundé.

    Dos cinco jogos disputados em casa, apenas os dois últimos tiveram lotação esgotada. O embate com os Camarões, duelo entre o primeiro e o segundo classificados, separados por apenas um ponto, foi decisivo. O golo solitário de Dailon Livramento selou uma vitória saborosa e uma espécie de vingança pela goleada sofrida na primeira volta.
    Com esse triunfo, Cabo Verde consolidou a liderança do grupo, com quatro pontos de vantagem sobre os Camarões, quando faltavam duas jornadas. A Seleção estava, pela primeira vez na história, a apenas três pontos da qualificação, com jogos pela frente frente à Líbia (fora) e Eswatini (em casa). Na primeira oportunidade de qualificar para o Mundial, contra a Líbia, os Tubarões Azuis não conseguiram, mas saíram com um empate a três golos e muita confiança para a última jornada, em casa.

    A Eswatini, última classificada do grupo, terminou sem vitórias nos dez jogos disputados, mas conseguiu um empate caseiro frente aos Camarões, a 19 de março de 2025, resultado que favoreceu Cabo Verde. No dia seguinte, os Tubarões Azuis venceram as Maurícias por 1-0, com golo de Yannick Semedo aos 84 minutos, o primeiro do médio pela Seleção Nacional e saltou para a liderança do grupo D, posição que manteve até ao fim.



    Os marcadores de Cabo Verde em casa
    Cabo Verde marcou seis golos no Estádio Nacional:
    • Diney, defesa-central, marcou o único golo na vitória por 1-0 frente à Líbia — o seu primeiro pela Seleção;
    • Yannick Semedo estreou-se a marcar na vitória mínima frente às Maurícias;
    • Dailon Livramento foi o autor do golo solitário contra os Camarões;
    • Frente à Eswatini, marcaram Dailon Livramento, Will Semedo e Stopira.
     

    O melhor marcador da campanha
    Com quatro golos, Dailon Livramento foi o melhor marcador cabo-verdiano nesta campanha rumo à inédita presença no Mundial. Marcou dois na vitória por 2-1 sobre Angola, em Luanda, um frente aos Camarões e outro diante da Eswatini, o primeiro golo do jogo que selou o feito histórico dos Tubarões Azuis.



    Percurso de Cabo Verde no Grupo D – Qualificação CAF para o Mundial 2026
    16 nov 2023 (1ª jornada): Cabo Verde 0–0 Angola, Estádio Nacional, Praia

    21 nov 2023 (2ª jornada): Essuatíni 0–2 Cabo Verde (golos de Ryan Mendes e Jamiro Monteiro)

    8 jun 2024 (3ª jornada): Camarões 4–1 Cabo Verde (golo de Jamiro Monteiro)

    11 jun 2024 (4ª jornada): Cabo Verde 1–0 Líbia (golo de Diney)

    20 mar 2025 (5ª jornada): Cabo Verde 1–0 Maurícias (golo de Yannick Semedo)

    25 mar 2025 (6ª jornada): Angola 1–2 Cabo Verde (bis de Dailon Livramento)

    4 set 2025 (7ª jornada): Maurícias 0–2 Cabo Verde (golos de Jovane Cabral e Diney)

    9 set 2025 (8ª jornada): Cabo Verde 1–0 Camarões (golo de Dailon Livramento)

    8 out 2025 (9ª jornada) Líbia 3–3 Cabo Verde (golos Tiago Arcanjo, Sidny Cabral, Willy Semedo)

    13 out 2025 (10ª jornada) Cabo Verde 3–0 Eswatini (golos Dailon Livramento, Willy Semedo, Stopira)



    Resumo da campanha:
    • 10 jogos
    • 7 vitórias, 2 empates, 1 derrota
    • 21 golos marcados, 8 sofridos
    • Invencibilidade em casa
    • Qualificação histórica para o Mundial 2026