LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok
    Dino D’Almeida surpreende Lyssa quando esta interpretava a música"Brava (Carta Pa Tareza)"

    Quando o ídolo responde: Dino D’Santiago canta com a jovem Lyssa, que descreve o momento como uma experiência incrível

    2 de maio de 2025

    Bruna Lassy, conhecida artisticamente como Lyssa, viveu recentemente um momento marcante no inicio da sua carreira musical. O palco foi o Auditório Nacional Jorge Barbosa, na cidade da Praia, durante a cerimónia de abertura oficial da 11ª edição do Atlantic Music Expo (AME), no inicio de abril 2025. A artista interpretou duas músicas: "The Last", da sua autoria, e "Brava (Carta Pa Tareza)", de Dino D’Almeida.


    "Foi uma experiência incrível", descreve Lyssa, ainda emocionada com a oportunidade de cantar perante uma sala cheia, repleta de profissionais da indústria musical, nacionais e internacionais. O ponto alto da sua atuação aconteceu de forma inesperada, quando Dino D’Santiago, presente na plateia, subiu ao palco e cantou em dueto com a jovem artista uma música sua. "Eu não sabia de nada. Apenas tinha a noção de que ele podia estar na sala, pois sabia que ia participar num workshop do AME. Dino é uma das grandes referências para mim, admiro-o pela escrita, pela presença em palco, pela voz e pelas músicas que me tocam profundamente", confessou.


    Apesar do nervosismo inicial ao vê-lo juntar-se a ela no palco, Lyssa manteve a serenidade: "Fiquei nervosa no início, mas consegui manter a calma. Acho que foi por estar tão focada em aproveitar aquele momento mágico. Serei sempre grata ao Dino pelo gesto e pelo apoio".

     

    3P9A7578.jpg


    A jovem cantora destaca também a importância da fase de ensaios, que considera uma experiência de grande aprendizagem: "Estavam lá músicos experientes. Aprendi bastante com todos eles".


    O convite para atuar na abertura do AME surgiu após recomendação de alguém que a ouviu cantar. A organização do evento tem apostado em dar visibilidade a jovens talentos, na cerimónia de abertura oficial deste mercado de música. Este ano, além de Lyssa, também Joshua Martins, Leanne Costa, Bruna Melo e o DJ Fresh foram convidados e surpreenderam o público com atuações aplaudidas de pé. Vale lembrar que, no ano passado, a jovem Katy Dias também participou e, este ano, encontra-se nomeada para os Cabo Verde Music Awards (CVMA), na categoria Revelação.


    O tema "The Last", escrito por Lyssa, será lançado oficialmente ainda este ano. A cantora revela estar a aperfeiçoar o single antes da sua estreia.

    3P9A7606.jpg


    Lyssa esteve, nesta sexta-feira, 2 de maio, no programa "Show da Manhã", da televisão pública de Cabo Verde, onde participou com uma atuação musical e falou sobre o seu percurso e a sua música.


    Com 22 anos, Lyssa nasceu em Portugal, mas desde os quatro anos vive na cidade da Praia. É filha de mãe são-tomense e de pai com raízes cabo-verdianas e gabonesas. Desde pequena, esteve sempre rodeada de música, havia sempre som em casa e ela não perdia a oportunidade de cantar. A música corre-lhe nas veias: na árvore genealógica da sua família, a icónica Cesária Évora surge como prima da sua bisavô.


    Durante o liceu, participou em atividades culturais e concursos, embora revelasse alguma timidez em cantar em público. Foi nessa altura que subiu ao seu primeiro palco. A partir de 2022, começou a estudar música de forma autodidata e, dois anos depois, iniciou atuações em espaços culturais e restaurantes, inserida no circuito da "noite cabo-verdiana". Foi aí que deixou a timidez de lado e se sentiu mais confiante perante o público.